Visita de Estudo ao Museu do Dinheiro
Poupar ou gastar? Necessidade ou desejo?
Como posso fazer um orçamento da minha mesada?
Estas e outras questões, abordadas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foram respondidas numa visita-jogo de gestão financeira que os alunos do 8º F fizeram ao Museu do Dinheiro. No dia 5 de janeiro de 2024.
Sabiam que a igreja de São Julião, reconstruída após o terramoto de 1755, se tornou num parque de estacionamento que é hoje o Museu do dinheiro? E que atrás do museu fica o Banco de Portugal, onde esteve a reserva de ouro do país?
Estas e outras curiosidades tornaram, sem dúvida, a nossa manhã muito cativante.
A nossa visita começou por passarmos no raio-x que nos levou a seguir a uma porta cofre. A partir daí, aprendemos imenso: ficámos a saber o peso de uma barra de ouro e o seu valor, percebemos como identificar uma nota falsa e ainda vimos as primeiras moedas e notas do mundo.
No final, pudémos ter a nossa cara numa nota que obtivémos digitalmente.
Almoçámos no terreiro do Paço e apreciámos a bela viagem de comboio à beira rio.
Acompanhados pelas professoras de Cidadania, Paula Ramos, de francês, Antónia São Pedro, e pela representante dos encarregados de educação, Andreia Bilber, os alunos vieram para casa mais ricos, com conhecimentos financeiros, históricos e, acima de tudo, puderam conviver e conhecer um pouco mais da cidade de Lisboa.
Aprender pode ser muito interessante!