EB1 S. Domingos de Rana

EB1SDR

 

Caracterização da escola

A escola é constituída por dois edifícios:  A e B.

O edifício A é constituído por 4 salas no rés-do-chão e 2 no primeiro andar, onde são lecionadas 6 turmas. O edifício B é constituído por duas salas. Uma delas é a cantina (cozinha e refeitório) e a outra é a biblioteca.

image001

image002

A área exterior é proporcional ao número de alunos existentes,

image003

image004

 

com agradáveis espaços para jogos e lazer.

 

CARACTERIZAÇÃO DO MEIO

 

O próprio nome da povoação basta para atestar a sua antiguidade. Rana que vem do latim, significa no português antigo "rã". Antes da existência da própria aldeia de S. Domingos de Rana, em 1527 só havia a aldeia de Rana que conjuntamente com os casais da Parede e Rebelva contavam apenas com 13 fogos.

Uma lenda observada pelos "Cabouqueiros" (homens que trabalhavam nas muitas pedreiras que por ali existiam), contam ter visto S. Domingos de Gusmão aparecer um dia, no alto de Rana, e outros contam tê-lo visto, num outro dia, sentado num morro onde hoje se situa a igreja de S. Domingos de Rana. Dizia-se na altura, que se S. Domingos por ali aparecia era porque queria que lhe construíssem uma capela.

Esta foi construída e destruída pelo terramoto de 1755 e deu lugar ao actual templo de invocação a S. Domingos de Gusmão.

Com o passar do tempo, cresceu uma aldeia à volta do templo, e não se sabe quando a aldeia ficou com o nome de S. Domingos de Rana, quer dizer S. Domingos de rãs, animais estes que abundavam no local.