STEMatilde - Campanha Green Cork – Escolas 2023/24 (recolha de rolhas de cortiça)
Em seguimento da campanha dos dois anos anteriores que, como todos sabem, ficámos em 4º lugar a nível nacional em ambos, este ano voltámo-nos a inscrever na Campanha Green Cork – Escolas (recolha de rolhas de cortiça).
À entrada do pavilhão A foi colocado um rolhinhas, vamos enchê-lo muitas vezes para conseguirmos alcançar o pódio!!!
O Green Cork Escolas consiste num programa que aposta na parceria com a comunidade escolar, social e escutismo na promoção de iniciativas ambientais mais conscientes e responsáveis pela preservação e respeito à natureza. O programa Green Cork Escolas, visando a promoção da sustentabilidade divulga a cortiça (material proveniente da casca do sobreiro, árvore abundante no sul de Portugal) como material totalmente reciclável e reutilizável. A recolha de rolhas de cortiça contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro (única árvore do mundo com cortiça – e é atualmente, uma espécie típica da região mediterrânica).
A educação é um importante meio para que estilos de vida humanos degradantes do ambiente possam ser modificados, de forma a contribuir para a sustentabilidade e para o bem-estar de toda a vida na Terra. O Green Cork Escolas compreende a educação como instrumento para mudar o mundo, pois contribui na formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade a que pertencem, intervenientes com o meio de forma sustentável e respeitantes de todas as formas de vida.
O Green Cork Escolas tem como principais objetivos:
- Recolher rolhas de cortiça usadas;
- Participação nas atividades do Green Cork Escolas;
- Criar e divulgar material de promoção do Green Cork nas escolas, IPSS e escuteiros e as suas comunidades envolventes;
- Desenvolver a consciência de pertença como condómino da Terra, num sistema planetário global pelo qual todos somos responsáveis;
- Fomentar, enquanto condómino da Terra, a tomada de consciência do dever de cuidar do espaço e dos bens de que cada um usufrui;
- Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário ou incineração;
- Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico com a capacidade intrínseca de retenção de CO2;
- Contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas que permite o financiamento de iniciativas apoiadas pelo projeto Floresta Comum.
O projeto Green Cork é um projeto de recolha de rolhas de cortiça usadas para reciclagem. Tem por objetivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do projeto Floreta Comum. Através da reciclagem de um produto natural sustentável, a cortiça extraída dos sobreiros contribui para proteger a biodiversidade e reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, diminuindo o efeito das alterações climáticas. Também se valoriza a indústria do montado de sobro uma indústria que se baseia num ecossistema com enormes vantagens ambientais e que é um suporte essencial à biodiversidade e aos ciclos da água e do clima, além de contribuir para a redução de CO2 na atmosfera devido à sua capacidade de retenção.
Nas últimas décadas a cortiça tem vindo acompanhar o vidro no desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade, e algumas vezes em cooperação com o vidro, conferindo uma maior sustentabilidade inerente aos seus modelos de exploração quer os de caracter tradicional quer os inovadores.
Uma das iniciativas do projeto Green Cork é o Programa Green Cork Escolas que visa sensibilizar, educar e animar os participantes nas campanhas de recolha de rolhas para a importância da sustentabilidade do planeta, com a reciclagem, a proteção do ambiente, a conservação da natureza, combate e adaptação às alterações climáticas. O programa conta com a participação de Jardins de Infância, IPSS, Escolas e Agrupamentos de Escolas, e Grupos e
Agrupamentos de Escuteiros do CNE e do FNA de todo o país.
O Programa Green Cork Escolas associa-se a este ano internacional promovendo diversos desafios que associam o vidro e a cortiça para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Propõe-se o desenvolvimento de um conjunto de desafios por parte das entidades, alunos, utentes e membros participantes, baseados na divulgação de conteúdos apropriados para os vários ciclos de ensino e faixas etárias, nomeadamente os descritos seguidamente, entre outros que virão a ser desenvolvidos com o arranque do novo ano letivo e as eventuais novas parcerias que venham a apoiar este programa.
Para mais informações, contactar Paulo Azevedo (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). Vamos continuar a ajudar a salvar o planeta, sendo uma escola mais sustentável (e continuar a ser “A melhor escola da linha!”.