O curso de Línguas e Humanidades do ensino secundário tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem reforçar e aprofundar:
- O desenvolvimento das competências linguística e comunicativa, a capacidade de reflexão sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras;
- A consolidação de competências de leitura e de escrita;
- O relacionamento entre aspetos relevantes da língua e da cultura portuguesas com outras línguas e culturas;
- O estabelecimento de relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve.
Este curso permite:
- Adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da sociedade contemporânea;
- Compreender conceitos essenciais das ciências sociais e humanas;
- Aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço;
- Desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais;
- Consolidar hábitos de escrita e de leitura relativamente a diferentes tipos de texto, com destaque para o texto literário, permitindo aos alunos desenvolver o sentido crítico, reconhecer valores culturais, históricos, estéticos, políticos e sociais e compreender o significado dessas influências sobre a escrita e o leitor;
- Relacionar aspetos relevantes da língua e da cultura portuguesa com outras línguas e culturas.
Componentes de Formação | Disciplinas | Carga Horária Semanal | |||
10º | 11º | 12º | |||
Geral | Português | 5 | 5 | 5 | |
Específica | História A | 6 | 6 | 6 | |
Opções c) | Geografia A | 6 | 6 | – | |
Opções d) | Filosofia A | – | – | 4 | |
Opções e) | Aplicações Informáticas B | – | – | 4 | |
Opção | Educação Moral e Religiosa f) | (2) | (2) | (2) |
a) Carga horária semanal organizada em períodos de 45 minutos.
b) Escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
c) Escolhe duas disciplinas bienais, nos 10 º e 11 º anos.
d) Escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções d)
e) Oferta dependente do projeto educativo de escola. Escolhe obrigatoriamente uma opção d) e mais outra d) ou e)
f) Disciplina de frequência facultativa.
(*) O aluno pode escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral ou a língua estrangeira estudada na componente de formação específica, nos 10 º e 11 º anos.
Dirija-se à secretaria da escola para futuras inscrições.